Orlando passo a passo 1: Documentos

Antes de qualquer coisa, de comprar pacotes de viagens para Orlando, passagem aérea ou reservar hotel, é muito importante saber que o passaporte e o visto são obrigatórios para viajar aos Estados Unidos.

Os dois documentos são essenciais e devem ser os primeiros a serem providenciados. O passaporte é o documento essencial para se viajar para qualquer lugar do mundo, ele é rápido e fácil de ser providenciado.

como-solicitar-passaporte.jpg

O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte) e requerer o passaporte. Se seu passaporte está com a data de validade expirada ou para expirar nos próximos meses, você terá também que solicitar um novo.

Preencha o formulário, verifique a documentação necessária (neste link) e no dia e local agendado, compareça ao posto da Policia Federal com todos os documentos originais, e se tiver passaporte anterior também! E não esqueça da GRU paga, protocolo de solicitação e comprovante do agendamento.

O passaporte é entregue pessoalmente ao titular, no horário e local indicado e mediante apresentação de documento de identidade, reconhecimento digital e assinatura.

VistoAmericano2014.jpg

Existem diversos tipos de visto americano, como visto de trabalho, de estudante, entre outros. Aqui iremos falar do visto de turista, o B2. O visto B2 ou B1/B2 deve ser emitido nos consulados ou na embaixada dos EUA, que existem em algumas cidades do Brasil, e está dividido em algumas etapas principais: solicitação do visto, agendamento das entrevistas, comparecimento as entrevistas e por fim, receber o passaporte com o visto. É um processo um pouco mais complexo.

O primeiro passo é preencher o formulário de requisição do visto americano, o famoso DS-160. Este formulário se encontra no site do governo americano (https://ceac.state.gov/genniv/) e está todo em inglês e deve ser preenchido em inglês também, porém, o site oferece tradução das questões do formulário para o português quando você passa o cursor por cima das perguntas. Nesse formulário, você vai preencher dados pessoais, de contato e informações sobre seu histórico de viagens, como por exemplo se já teve vistos negados ou se já foi deportado de algum país. após preencher o formulário,  anote o numero do application ID.

Após o DS-160 devidamente preenchido, é hora de entrar no site de visto dos EUA (https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv) e agendar as entrevistas.

Se for seu primeiro visto, você terá que agendar uma pré-entrevista no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e uma outra no consulado, já para alguns casos de renovações, eles podem dispensar da entrevista e só precisar comparecer ao CASV.  Somente o sistema de vistos te informará como proceder.

Se você estiver solicitando um primeiro visto, ira precisar fazer o agendamento das duas entrevistas no sistema, sendo que não é possível marcar as duas entrevistas no mesmo dia.  Aqui deve se ter cuidado, pois a entrevista do CASV terá que ser feita um dia antes da entrevista no consulado.

No meio do processo de agendamento, você terá que fazer o pagamento da taxa de emissão de visto, que para o caso do visto de turista é de US$160. Você poderá pagar a taxa por boleto bancário ou cartão de crédito. Aqui, é muito importante que você guarde ou imprima o comprovante de pagamento da taxa para levar a pré-entrevista no CASV.

Existem CASV em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Ao chegar no CASV no horário agendado (não se atrase!) você não poderá entrar no local com bolsas e mochilas, Já celulares, podem entrar desde que estejam desligados.

No CASV você irá tirar impressões digitais, tirar foto e entregar os documentos.Para a pré-entrevista no CASV, você deverá levar um passaporte válido, o formulário DS-160 impresso e o comprovante de pagamento da taxa do visto. Você também pode levar documentos adicionais que comprovem vínculos com o Brasil, como por exemplo, contra-cheques e extratos bancários recentes (no máximo 3), declaração de imposto de renda com a informações de bens que você possuí, etc. A embaixada não obriga a apresentação desses documentos, mas recomenda.

A entrevista consular, pode ser feita em São Paulo, Rio, Brasília ou Recife. O processo aqui é mais demorado e o cônsul irá determinar se você poderá ou não ter o visto dos EUA. Vale de novo a recomendação de levar documentos que comprovem os seus vínculos com o Brasil e que você tem intenção de retornar ao país depois de uma viagem aos EUA.

No consulado pode entrar com bolsas mas é preciso passar no detector de metais. Eletrônicos são proibidos. É importante levar também o comprovante de agendamento impresso, do contrário eles não deixarão você nem mesmo entrar no consulado.

Caso concedido, o consulado irá ficar com o seu passaporte para imprimir o visto. O tempo de processamento demora cerca de 10 dias. Dependendo da sua cidade ou endereço, o sistema de agendamento irá te oferecer diferentes opções de entrega, que pode ser via Correios (Sedex), Transportadora (DHL), ou retirada no local. No último caso, você deverá voltar ao consulado alguns dias depois de sua entrevista, com o protocolo em mãos em um horário reservado para a entrega dos passaportes – aí não existe mais agendamento e a fila é formada por horário de chegada. Os vistos americanos de turismo, têm validade de 10 anos.

*fonte: vai pra disney?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s