Orlando passo a passo 8 – Espécie, cartão de crédito, de débito ou pré pago?

Acho que esta é uma dúvida que todos temos:  como levar dinheiro para o exterior? Levar dólares em espécie, cartão de crédito, débito ou cartão pré-pago?Fotolia_43273464_XS.jpgDepois de eu ter perdido um cartão pré-pago em uma viagem com tooodo o meu dinheiro e não tendo mais nada  (ainda bem q foi o ultimo dia de viagem), eu fui atrás das melhores informações. Todos os quatro tipos tem vantagens e desvantagens, por conta disso, eu comecei a… usar os quatro! Levo espécie muito bem guardada e dividida entre bolsa, mala de mão, porta dólar, etc…., cartão pré pago as vezes e cartão de crédito para casos de emergências. Mas isso sou eu, cada um tem as suas necessidades.

O que não vale a pena de forma nenhuma é deixar para trocar seus reais por dólares lá nos EUA. Eles tem um valor bem alto nesta troca.

Vamos lá aos prós e contras de cada um deles:

Dólar-americano.jpg
Dinheiro em Espécie
Obrigatório você viajar pelo menos com poucos dólares, para pelo menos comprar uma água, dar gorjeras ou pagar um táxi.
Vantagens: é aceito em qualquer lugar que você for sem nenhum questionamento, não terá as taxas de cartão de crédito e o alto IOF, você gasta somente o que você tem, é bem melhor para controlar os gastos.
Desvantagens: Andar com muito dinheiro e perder ou ser roubado, sempre receber muitas moedinhas de troco e precisar ficar contando na sua próxima compra.
Lembrando de sempre fazer cotação com varias casas de câmbio pois o valor de uma para outra é sempre diferente, e não deixe para comprar no aeroporto, pois costuma sair mais caro.

Cartão-de-crédito-orlando.jpg
Cartão de Crédito
Essencial para alguma emergência com valor que você não tem no momento. Eu acho bem importante levar pelo menos um cartão internacional desbloqueado. Lembrando de ligar para o seu banco antes da sua viagem para avisá-los que você poderá usar seu cartão no exterior durante o período que você estará fora.
Vantagens: Facilidade de comprar com cartão, já que lá em Orlando nem colocar senha ou assinar você precisa, além da facilidade de não lidar com moedas ou trocos, aceito em qualquer estabelecimento, lojas, restaurantes, hotéis, etc., acumular pontos de milhas, e talvez a cotação dos bancos possa ser menor, já que alguns usam a cotação do dólar  comercial, e não do dólar turismo das casas de câmbio.
Desvantagens: o governo brasileiro cobra um imposto, o IOF de 6,38% sobre qualquer compra feita no exterior com o cartão de crédito, o que pode ser uma surpresa na sua fatura, algumas coisas você não consegue pagar em cartão, e se você perder o cartão pode ter uma dorzinha de cabeça depois, pois como não é preciso nem assinatura nem senha para usar o cartão, qualquer um pode usar.

visatravelmoney
Cartão Pré pago
Como o nome já diz: você carrega o cartão com o valor que quiser e pode usar.
Vantagens: Aceito em quase todos os estabelecimentos, você controla melhor seus gastos, configure seu cartão para receber um SMS com o seu novo saldo cada vez que você usar e também pode ter a função de crédito e débito, ou seja, se encontrar algum lugar que não aceite, você paga no crédito ou saca o dinheiro em algum caixa eletrônico.
Desvantagens: A compra da moeda no cartão pré-pago também tem o IOF de 6,38%. Pelo menos no cartão de crédito tem a vantagem das milhas.

atm-dolar.jpg
Cartão de Débito
Alguns bancos possuem o serviço de débito para quem está no exterior, usando saques com boas cotações de dólar. Lembre-se de avisar seu banco que seu cartão será usado no exterior durante certo período, e verifique que você tenha dinheiro em conta.
Vantagens: Saque em dinheiro para quando precisar.
Desvantagens: Você paga a alíquota de 6,38% por saque, por isso não vale a pena se for um saque pequeno, e alguns bancos cobram uma taxa por saque e não é qualquer caixa eletrônico em Orlando que tem esta função.

.Bom, aí estão minhas considerações. Agora é escolher qual a melhor forma para você!

😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s